9 anos, 9 pratos obrigatórios
No mês em que o Time Out Market celebra 9 anos de existência, fazemos uma lista de nove pratos obrigatórios.
1) Polvo à lagareiro em novas texturas – Chef Marlene Vieira
É um dos pratos mais icónicos da chef Marlene Vieira e um dos ingredientes (o polvo) que a chef mais gosta de trabalhar (veja-se a suas famosas pataniscas). Este “Polvo à lagareiro em novas texturas” é uma reinterpretação de um clássico da cozinha portuguesa, em que o polvo é cozido em vinho tinto e acompanha com batata assada e espinafre baby. A crocância é dada pela casca de batata frita.
2) Bacalhau à Brás – Chef Miguel Castro e Silva
Em prato vencedor não se mexe. Este prato de bacalhau é um clássico que poderia figurar em qualquer compêndio da cozinha portuguesa, e este chef portuense mantém-se fiel à tradição, preparando este prato com batatas fritas cortadas à mão, bacalhau bem desfiado e cebola. As gemas adicionadas na hora de servir conferem-lhe uma cremosidade divinal.
3) Filetes de pescada com arroz de berbigão do Monte Mar
O Monte Mar do Time Out Market é uma pequena versão do Monte Mar original, de Cascais, com quase tudo menos as ondas. O peixe e o marisco da nossa costa estão lá, claro, mas também o prato mais famoso da casa: filetes de pescada com arroz de berbigão.
4) Pad Thai do Asian Lab
É um dos pratos mais reconhecidos da gastronomia tailandesa, que por uma feliz coincidência é também uma das cozinhas favoritas de Maurício Vale, chef que criou toda a carta do Asian Lab. Por muitos reconhecido com um dos melhores pad thai da cidade, este do Asian Lab apresenta-se nas variantes vegetariana com tofu, frango ou camarão.
5) Duelo de Nigiris do Sea Me
A casa-mãe do Sea Me, no Chiado é uma ode ao oceano. Mergulhe no seu restaurante do Time Out Market e experimente o famoso duelo de nigiri, que agora inclui um nigiri de bacalhau à lagareiro e um nigiri de sardinha grelhada. É uma fusão surpreendente e viciante da cozinha portuguesa e japonesa.
6) Leitão Confitado do Chef Henrique Sá Pessoa
Este prato é um clássico do primeiro restaurante Alma do Chef Henrique Sá Pessoa, por isso quando este espaço fechou, foi com muita felicidade que o Mercado acolheu este prato na carta do chef, onde se mantém até aos dias de hoje. O leitão é cozinhado lentamente durante 24 horas e acompanha com um puré de batata-doce e couve pak choi.
7) Arroz de lingueirão da Chef Susana Felicidade
Não há nenhum outro marisco que seja tão algarvio como o lingueirão. Existem várias formas de comer este bivalve – à bulhão pato, grelhado na chapa, entre muitas outras -, mas o arroz de lingueirão é um dos pratos-estrela da gastronomia tradicional algarvia. Este arroz cremoso de lingueirão da chef Susana Felicidade é prato único em todo o Time Out Market.
8) Amêijoas à Bulhão Pato da Marisqueira Azul
Há quem diga que a melhor forma de provar marisco é ao natural, com o mínimo de temperos. Excepção feita às ameijoas à Bulhão Pato, receita que terá surgido no antigo restaurante Estrela de Oiro, na Rua da Prata, em homenagem ao escritor Bulhão Pato nos anos 30. E esta é receita vencedora até aos dias de hoje. Ora prove este prato na esplanada da Marisqueira Azul.
9) Bife do Lombo à Café de São Bento
O melhor bife de Lisboa não tem grandes segredos quanto aos ingredientes – a melhor carne, as melhores natas e a melhor manteiga -, mas esconde alguns truques na confecção que são segredo da casa. Aqui no mercado como no restaurante original na Rua de São Bento, o bife com batata frita para molhar no molho, é sempre a melhor opção.